Início » Sociedade » Associação Amigas do Peito: 9 anos e campanha por um novo mamógrafo móvel

A Associação Amigas do Peito inaugurou uma exposição de pintura no piso 2 do Hospital de Santa Maria, assinalando desta forma o 1.º aniversário da sua sede.

Nascida a 11 Abril de 2008, a Associação Amigas do Peito assinalou há poucos dias o seu 9.º aniversário, numa altura em que se prepara para um evento muito especial: a II Gala Solidária das Amigas do Peito, marcada para o dia 14 de Maio, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Mas o dia 11 de Abril não marcou só o 9.º aniversário da Associação; completou-se também um ano desde a inauguração das suas novas instalações, inauguradas no Hospital de Santa Maria pelo Presidente da República, pelo ministro da Saúde e pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

Conforme podemos ler no seu site oficial, esta associação é “uma entidade de solidariedade social, de carácter humanitário, sem fins lucrativos [que] tem como missão proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado às mulheres com Cancro da Mama, utentes dos serviços da especialidade do Hospital de Santa Maria de Lisboa, agora Centro Hospitalar de Lisboa Norte”.

Contando com a presença de ilustres convidados – e amigos da Associação – como Mila Ferreira, Helena Ramos ou Mico da Câmara Pereira, a festa fez-se em ambiente familiar e descontraído, havendo espaço para a partilha de testemunhos de três mulheres vencedoras. Que é como quem diz, que convivem ainda ou conviveram de forma muito íntima com a doença.

Histórias de coragem, de sofrimento, de superação, de muita força individual, de apoio de familiares e amigos, mas acima de tudo, de vontade de viver!

A tarde fez-se de sorrisos, de convívio, de poesia e de orgulho pelo caminho trilhado até aqui, na esperança de poder chegar a cada vez mais pessoas: foram feitos 439 atendimentos de apoio e passaram até agora pela Associação 1400 pessoas, entre doentes, voluntários e pessoal médico! Como dizia a certa altura Maria Emília Vieira, presidente da direcção das Amigas do Peito, “estas mulheres vencedoras são as flores do jardim do Hospital de Santa Maria, onde está desde há um ano a nossa sede!”.

A ocasião serviu para lançar a II Gala Solidária das Amigas do Peito, que acontece no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no dia 14 de Maio, a partir das 17h30. Estão confirmadas as actuações de Mafalda Arnauth, Mila Ferreira e o projecto “Bonsoir Paris”, Fernando Pereira, Eduardo Madeira, Mico da Câmara Pereira, o Grupo de Sevilhanas “Sentir Flamenco” e ainda a Banda Filarmónica da Assafora. A apresentação fica a cargo de Helena Ramos e Gonçalo Diniz.

Quanto à exposição, as pinturas que decoram por estes dias a galeria do piso 2 do Hospital de Santa Maria foram oferecidas pelos alunos da Universidade Sénior de Sintra, e o objectivo é a angariação de fundos para adquirir um mamógrafo móvel que permita a realização de rastreios na zona de Lisboa e Vale do Tejo, uma das zonas com maior prevalência de cancro da mama e, apesar disso, com escassa frequência de rastreios realizados.

Os bilhetes para a II Gala Solidária estão à venda na Ticketline. Para mais informações, pode contactar os seguintes números de telefone: 217 960 464 / 965 723 909.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!