Início » Reportagem » Apresentado projecto para o Mercado de Santa Clara

Uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de São Vicente e o Clube de Criativos de Portugal vai resultar num Mercado de Santa Clara completamente novo.

Para já está em curso um concurso de ideias da Trienal de Arquitectura de Lisboa, de âmbito nacional e aberto a todos os arquitectos, para adaptar o espaço a novos usos. A fase de recepção das propostas dura até 9 de Outubro e o vencedor recebe um prémio de 5 mil euros.

No fundo, procura-se a melhor proposta para simplificar e adaptar a nave central, bem como os dois acessos existentes no equipamento que foi inaugurado em 1877 e que necessita de abraçar as novas exigências do século XXI.

O futuro novo Mercado de Santa Clara será sede para o Clube de Criativos de Portugal (CCP), que terá 50 mil euros por ano para gerir a programação do espaço, em torno do Design, Media, Artes, Cultura e Inovação.

O objectivo é tornar este icónico mercado num espaço atractivo para a população, capaz de gerar movimento e dinamizar ainda mais aquela zona histórica da cidade.

A apresentação do projecto decorreu no dia 20 de Julho e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Carreira, da presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Natalina Tavares de Moura, e ainda do presidente da Trienal Arquitectura de Lisboa, José Mateus, do coordenador das Criativas de Lisboa, Eduardo Gaeiras, do vice-presidente do Clube de Criativos de Portugal, Ivo Purvis e de várias entidades criadas ou desenvolvidas nos vários centros criativos de Lisboa, como é o caso do FabLab e do Centro de Inovação da Mouraria.

Houve lugar a mostra de projectos e apresentações variadas, permitindo o contacto directo entre os criativos e o público que participou em grande número na sessão.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!