Início » Sociedade » Aeroporto Humberto Delgado

humbertodelgadoO Aeroporto de Lisboa vai passar a chamar-se Humberto Delgado a partir do dia 15 de Maio.

A iniciativa parte do Governo e o dia 15 de Maio foi escolhido por ser o dia do nascimento do general Humberto Delgado.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, adiantou a novidade após o Conselho de Ministros, aproveitando o facto de faltarem apenas dois dias para se assinalar 51 anos sobre o assassinato do militar (que ocorreu a 13 de Fevereiro de 1965).

Recorde-se que a Câmara Municipal de Lisboa já tinha apresentado a proposta de atribuir o nome do general ao aeroporto, aprovada por unanimidade há precisamente um ano. Na altura, António Costa era o presidente do Município.

Na declaração à imprensa, o ministro Pedro Marques destacou Humberto Delgado como “uma figura maior da oposição ao regime da ditadura” e alguém com “um papel muito relevante na área da aviação civil”. Lembrou ainda que o general presidiu à fundação da TAP.

Humberto Delgado, ou o “General Sem Medo”, nasceu a 15 de Maio de 1906 em Boquilobo, Torres Novas, e foi assassinado a 13 de Fevereiro de 1965. É sobretudo conhecido por ter garantido que “obviamente demitia” Salazar caso vencesse as eleições para a Presidência da República em 1958, que acabou por perder para Américo Tomás, num acto eleitoral muito contestado. A oposição ao regime salazarista acabaria por lhe trazer o exílio e a morte. Encontra-se sepultado no Panteão Nacional, para onde foi transladado em 1990, nos 80 anos da Implantação da República.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!