CulturaDestaqueEducação

Gonçalo Amaral regressa à sua escola de infância

 

O ex-Investigador Criminal da Polícia Judiciária apresentou, na EB1 C/JI Adriano Correia de Oliveira, nos Olivais, a instituição que frequentou na sua infância, o seu mais recente livro “Vidas Sem Defesa” e falou sobre a prevenção do rapto e o abuso de crianças.

A iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 C/JI Adriano Correia de Oliveira, nos Olivais, juntou pais, professores e muitos membros da comunidade local que quiserem ouvir a conferência de Gonçalo Amaral, subordinada ao tema “A prevenção do rapto e do abuso de crianças | Desafios num mundo globalizado”.

Um assunto que levanta cada vez mais preocupações aos encarregados de educação, servindo de inspiração para o novo livro do autor. Em “Vidas sem Defesa”, Gonçalo Amaral revela no seu prefácio momentos marcantes da sua infância, lembrando os anos passados na EB1 C/JI Adriano Correia de Oliveira, nos Olivais. Muitos anos depois, regressar à instituição foi uma experiência única: “Já dei muitas palestras, mas esta foi a que mais me marcou, até porque foi a escola que frequentei há 40 anos. Fiz a 5.ª e a 6.ª classe aqui e aqui aprendi o que era a liberdade, ainda antes do 25 de Abril. Foi um regresso às origens.”, refere ao EXPRESSO do Oriente o ex. Investigador Criminal.

Durante a conferência, Gonçalo Amaral chamou a atenção para o trabalho realizado pela polícia em situações de raptos de crianças, o que ainda há a fazer nesta matéria, explicou a diferença entre rapto e desaparecimento, alertou para a importância dos pais darem autonomia aos filhos e falou sobre os meios de prevenção dos raptos nos dias de hoje, nomeadamente, os perigos dos amigos virtuais que se encontram na internet.

Presente no evento este também o presidente da Junta de Freguesia dos Olivais. Para José Manuel Rosa do Egipto “o tema trazido por Gonçalo Amaral foi muito importante para a comunidade educativa, para que tomassem consciência daquilo que são os actuais perigos para as crianças e a maneira como se deve lidar com estes problemas.”, salienta o autarca.

Ver mais

Artigos relacionados

2 Comments

  1. Sempre bom ter noticias do Dr. Gonçalo Amaral, sobretudo para nos “internautas” e “bloguers” que dia a dia lutamos por ele e pela liberdade de expressão em Portugal vis a vis a censura maquiavélica de um certo casal Britânico, as influencias políticas, as “lavagens a seco”, a infiltração nos “media” por agências internacionais de “gerência de reputação” tais como a Burson-Marsteller (UK) e sua associada em Portugal Lift Consulting (PT), as equipas de advocacia pagas a peso de ouro (Carter-Ruck, Isabel Duarte e Associados) para defender o indefensável, Presidentes de Associações de Advogados que não olham a meios para atingir seus objetivos – financeiros ou outros, nem que para isso tenham de assassinar o carácter de colegas Portugueses a favor de clientes estrangeiros, etc. etc.

    Sabemos de tudo e por isso estamos consigo!

    Pedimos-lhe que não desista! Um dia havera de haver Justica!

  2. fiquei a saber da SFUCO Olivalense dos OLIVAIS? na freg. de S.João até existe a União musical do Alto Pina mas não há musica de espécie alguma, estas colectividades que encerrão funções obrigações e princípios não devem receber qulquer dinheiros ou apoios públicos VIVA A SFUCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close