CulturaDossierLocal

Festival Sons do Vale revela talentos escondidos

resized_sons-do-vale-1 resized_sons-do-vale-4 resized_sons-do-vale-11 resized_sons-do-vale-32Entre os dias 8 e 11 de Setembro, o Festival Sons do Vale ocupou o Vale do Silêncio com muita música, animação e uma grande preocupação ambiental.

A edição deste ano contou com a designação “Sustentabilis”, sinalizando várias campanhas de sensibilização ambiental que decorreram durante todo o evento. Neste âmbito, a Junta de Freguesia dos Olivais associou-se a diversas organizações em regime de parceria para sensibilizar o público para a importância da preservação do Ambiente. Também foi criada uma app que concentrava toda a informação: os stands institucionais e de restauração, como chegar, preferencialmente por transportes públicos ou lugares de estacionamento, evitando o estacionamento abusivo, e ainda os nomes no cartaz musical.

Foram colocados cinzeiros em todo o recinto com a mensagem “Deixe a sua beata aqui”, de modo a evitar a deposição destes detritos no chão. Feitas as contas, foram recolhidas pela Junta de Freguesia e pela Ecoality mais de 550 beatas até à tarde de domingo!

Além deste tipo de lixo, também foi efectuada uma recolha de pilhas e lâmpadas, com as mascotes da Amb3e no recinto, e foram utilizados Eco-copos, para evitar o uso de copos descartáveis, que a maioria das pessoas deitaria para o chão assim que acabasse de o beber. “Conseguimos um recinto mais limpo em nome da preservação ambiental”, resume a vogal do Ambiente da autarquia local, Cátia Rosas.

O esforço ambiental foi premiado: três dos espaços de restauração que cumpriram mais requisitos de sustentabilidade receberam um cabaz de oferta por parte da organização.

Muita música

Quanto à animação musical, que era afinal de contas a razão de ser do evento, essa não desiludiu ninguém.

O primeiro dia trouxe o Concurso de Bandas de Garagem, que revelou vários talentos escondidos, prontos para atingir a ribalta. A classificação final do concurso sorriu à banda Travessa do Corropio, que arrecadou o 1.º lugar, aos Gy Max Trane, que ficaram na 2.ª posição, e ainda aos Kit, que completaram o pódio.

Seguiu-se Elisa Rodrigues, que levou o jazz ao Vale do Silêncio, e o trio The Black Mamba, cujas sonoridades soul e blues fizeram o público mexer.

Os Ala dos Namorados protagonizaram o concerto mais mediático, no dia 10 de Setembro, levando ao palco os seus maiores êxitos, num dia em que a banda Trevo já tinha aquecido a plateia.

O último dia do certame contou com a presença em palco da banda vencedora do Concurso de Bandas de Garagem, Travessa do Corropio, bem como dos inesquecíveis sucessos dos Xutos & Pontapés, pelas vozes da banda de tributo, que emprestaram ao Festival Sons do Vale um som mais rockeiro para fechar com chave de ouro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close