Reportagem

VIII Gala do Beato

resized_viii-gala-do-beato-100 resized_viii-gala-do-beato-21 resized_viii-gala-do-beato-54 resized_viii-gala-do-beato-57 resized_viii-gala-do-beato-69A 8.ª edição da Gala do Beato serviu mais uma vez de montra do que de melhor se faz na Freguesia. Entre os homenageados deste ano, o grande destaque vai para o General Ramalho Eanes.

O Convento do Beato ficou uma vez mais a rebentar pelas costuras, albergando largas centenas de pessoas para aquela que é por excelência a festa da Freguesia do Beato.

A cerimónia começou da melhor forma, com a bailarina Paulina Santos a executar uma performance e a receber um merecido aplauso na companhia da consagrada bailarina e coreógrafa Olga Roriz.

Já depois da actuação das mais jovens dançarinas da classe de ballet “Pezinho de Dança”, chegou a primeira homenagem da noite: um tributo da Junta de Freguesia do Beato a todos os seus funcionários, que tornaram o palco pequeno quando se concentraram naquele espaço.

Na sequência deste tributo, o vogal Silvino Correia tomou a palavra para elencar alguns dos projectos mais significativos da autarquia local, desde as iniciativas culturais aos Jogos do Beato e às obras feitas, passando pelas actividades de ocupação das férias lectivas.

Seguiu-se uma actuação da vencedora da última edição do concurso “Beato Dá Voz ao Fado”: Tina Colaço exibiu mais uma vez o seu talento, cantando o fado perante uma moldura humana ainda maior que no referido certame. Mais tarde, seria Vanessa Silva a encantar o público cantando igualmente o fado, depois de uma exibição de danças latinas com o Grupo Baila Casino.

Homenagens da noite

Tal como tem sido hábito, a Junta de Freguesia atribuiu três Prémios Cidadania – Personalidade, Instituição e Empresa. O Clube Intercultural Europeu e a Resopre foram agraciados com estes dois últimos; a personalidade distinguida foi o antigo Presidente da República, o General António Ramalho Eanes, residente no Bairro da Madre de Deus.

O público aplaudiu de pé o ex-chefe de Estado, que mereceu palavras de reconhecimento, gratidão e admiração do autarca local, Hugo Xambre Pereira.

Discursando para os presentes, o autarca recordou os principais sucessos da sua Junta de Freguesia, mas também as prioridades futuras, garantindo que a sua missão será sempre a de ser parte integrante da solução para resolver os problemas das pessoas, com confiança e optimismo. “As pessoas estarão sempre no centro das nossas preocupações”, garantiu.

Depois de algumas palavras da presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, que elogiou a forma como no Beato se “respeita a sério a democracia e a participação cívica, ouvindo a população”, Fernando Medina também sublinhou o “excelente trabalho de inteligência, segurança e perseverança” desenvolvido pela Junta de Freguesia do Beato. O edil falou da sua “visão de futuro” para a zona ribeirinha da cidade, no eixo compreendido entre o Parque das Nações e a Estação de Santa Apolónia, que beneficiará em muito a freguesia. “É este o grande desígnio de futuro da cidade de Lisboa. Estão aqui os nossos grandes desafios para os próximos anos”, afirmou, relevando a realização da Web Summit nos próximos três anos, a transferência da antiga Manutenção Militar para a posse da Câmara Municipal de Lisboa e o projecto do futuro “Hub Criativo do Beato” como “um dos projectos mais estratégicos e importantes para o futuro da cidade”.

Para complementar estas notas, a noite terminou com um espectáculo futurista, a que se seguiu um porto de honra e um momento de convívio.

Parabéns, Beato!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close