DestaqueDossierEducação

Abraço Intergeracional no Parque das Nações

resized_abraco intergeracionalA Junta de Freguesia do Parque das Nações e a Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa (ESTeSL) lançam um programa dedicado à pessoa sénior.

O objectivo é “promover o diálogo e entreajuda entre diferentes gerações” e a autarquia local descreve-o como “uma resposta social que pretende reposicionar a pessoa sénior no sistema de relações sociais, combatendo a solidão”.

Como? Os seniores recebem em sua casa os jovens estudantes da ESTeSL que não têm residência em Lisboa e que encontram dificuldades em pagar um quarto, disponibilizando um quarto enquanto dura o curso. Em troca, “o jovem disponibiliza companhia e apoio ao sénior, dentro de moldes previamente acordados”, completa a Junta de Freguesia. E assim se completa o “Abraço Intergeracional”!

De momento, o programa está a receber candidaturas de pessoas com mais de 55 anos que residam na freguesia do Parque das Nações, vivam sós ou com o cônjuge, sejam proprietários ou arrendatários de habitação e tenham condições para receber, em sua casa, num quarto equipado, um estudante da ESTeSL (de 18 a 30 anos, deslocado da família).

Enquanto dura o ano académico, entre os meses de Setembro e Julho, os dias de segunda a sexta-feira são passados em comum. Já os fins-de-semana podem ser acordados mediante a disponibilidade das duas partes, por escrito.

Para aderir ao “Banco de alojamento para Estudantes” da Junta de Freguesia do Parque das Nações, os interessados devem contactar o endereço: atendimento@jf-parquedasnacoes.pt ou dirigir-se à sede ou Espaço Poente da autarquia. Os estudantes da ESTeSL interessados em participar devem contactar o Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado da escola.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close