CulturaSociedade

SFUCO celebra 130 anos

resized_130 anos SFUCO (12) resized_130 anos SFUCO (20)A SFUCO comemorou o seu 130.º aniversário numa sessão solene em que homenageou os seus associados, dirigentes e a Junta de Freguesia dos Olivais.

Foi no dia 24 de Junho que a “família” da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense se reuniu para comemorar o seu 130.º aniversário.

A sessão solene ficou marcada por uma reflexão sobre a actualidade do associativismo cultural e a crise de renovação de quadros que o sector atravessa, promovida por vários intervenientes mas em particular pelo presidente da direcção da casa, Joaquim Silva. O dirigente revisitou brevemente a história da colectividade e lembrou as dificuldades passadas e presentes. De seguida, entregou à presidente Rute Lima um documento especial: o cartão de associada da SFUCO.

Os representantes do pelouro da Cultura da Câmara de Lisboa, da Confederação das Colectividades de Cultura e Recreio e da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa também dirigiram algumas palavras às cerca de 70 pessoas presentes no auditório, em que destacaram o papel da SFUCO na promoção da coesão social e da participação cívica.

resized_130 anos SFUCO (26)Já Rute Lima classificou a Filarmónica como “parceiros de excelência” da autarquia e agradeceu o seu contributo para a transmissão de valores de cidadania e para a criação de adultos saudáveis e responsáveis.

Depois das intervenções e da oferta de lembranças das colectividades amigas, chegou a hora de os associados com 25, 40, 50 e 75 de dedicação serem agraciados com um emblema. O Diploma e Medalha de Mérito foi entregue a Luciano Salgueiro, Abílio Oliveira e Joaquim Silva e o Diploma e Medalha de Sócio Honorário foi entregue à Junta de Freguesia de Olivais, tendo sido recebido pela sua presidente e executivo. Houve ainda tempo para atribuir uma Medalha de Amizade ao fotógrafo Carlos Carvalho e ao jornalista do EXPRESSO do Oriente.

A banda fechou com chave de ouro uma noite festiva, interpretando com a qualidade habitual um conjunto de temas escolhidos pelo maestro Luís Filipe Ferreira. Seguiu-se um beberete, com o inevitável soprar das velas no bolo de aniversário.

Parabéns, SFUCO!resized_130 anos SFUCO (30)resized_130 anos SFUCO (32)resized_130 anos SFUCO (34)

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close