CulturaDossierLocal

Quarteirão dos Lagares: exposição até 1 de Outubro

resized_quarteirao lagaresAs descobertas arqueológicas resultantes das escavações no Quarteirão dos Lagares, na Mouraria, estão em exposição no Centro de Inovação da Mouraria.

O valioso espólio posto a descoberto pelas escavações arqueológicas das obras de reconversão do edifício do Quarteirão dos Lagares pode agora ser visitado na exposição patente no Centro de Inovação da Mouraria (CIM) até 1 de Outubro.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Lisboa, “Entre 2011 e 2014 o edifício do Quarteirão dos Lagares na Mouraria foi sujeito a obras de reconversão que resultaram na criação do Centro de Inovação da Mouraria (CIM). Justificada pelo valor histórico e patrimonial do conjunto, a intervenção, cujo investimento orçou em cerca de dois milhões de euros, foi financiada pelo QREN. Nesse contexto foram realizadas quatro campanhas arqueológicas (1999, 2005, 2010 e 2013), com o objectivo de preservar a memória da ocupação do sítio.

Depois do Terramoto de 1755, o edifício do Quarteirão dos Lagares adquiriu uma função habitacional, além da vocação agrícola proporcionada pela proximidade do vale de Arroios, servindo como lagar de azeite ou de vinho, como se depreende do nome que subsistiu.

Entre ruínas e aterros que se sobrepõem, as escavações arqueológicas permitiram recuperar objectos do quotidiano que testemunham vivências sociais e económicas de outros tempos, contribuindo para a “reconstrução” da história deste local e do bairro da Mouraria e dos seus habitantes desde a Idade Média até ao presente”.

É este trabalho que pode ser agora conhecido na exposição Quarteirão dos Lagares: da Mouraria à Vila Nova, inaugurada no dia 14 de Julho, uma mostra organizada pelo Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL) que, além de expor algum do espólio recolhido, faz também o enquadramento histórico e urbanístico do espaço, com especial enfoque na génese e desenvolvimento deste carismático bairro lisboeta.

Esta exposição resulta da colaboração entre o CAL e o CIM, a que se juntaram a Direcção-Geral do Património Cultural, o Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a empresa ERA, Arqueologia.

Quarteirão dos Lagares: da Mouraria à Vila Nova
Centro de Inovação da Mouraria
Até
1 de outubro
Segunda a sexta, das 10h às 17h

Mais informações: www.cm-lisboa.pt/centro-de-inovacao-da-mouraria-mouraria-creative-hub

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close