CulturaSociedade

Afinal o que é a Ciência?

resized_Afinal o que é a Ciência (1) resized_Afinal o que é a Ciência (2) resized_Afinal o que é a Ciência (3)O auditório da Escola Secundária António Damásio foi o local escolhido para a apresentação da obra “Afinal o que é a Ciência? Relatório de um projecto”.

O livro resulta de um projecto desenvolvido em parceria que reuniu a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Ciência Viva e a Escola Secundária António Damásio, e que proporcionou aos alunos da escola um conjunto de conferências proferidas por cientistas e actividades de experimentação em ambiente laboratorial.

Assistiu à apresentação uma plateia repleta de novos alunos (que não participaram no projecto) que terão ficado desejosos de poder também eles embarcar na aventura científica que os seus colegas mais velhos experimentaram. Foram projectadas fotografias dessas actividades, a recordar algumas das etapas vividas no ano passado.

Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva – que está a festejar o seu 20.º aniversário – recordou Mariano Gago e o seu sonho de “criar condições para os jovens terem acesso ao conhecimento em ciência de um modo experimental, mãos na massa”. Também aproveitou para nomear actividades nos Centros Ciência Viva de todo o país que convidam os alunos a fazerem ciência com as próprias mãos.

O restante painel de convidados, que incluía a coordenadora do projecto, dois docentes da Faculdade de Ciências, os professores da ESAD e o director do Agrupamento de Escolas, salientou a importância da transmissão do conhecimento para as gerações seguintes, numa lógica de partilha do conhecimento e da ciência.

Outro aspecto em foco, mais no ramo da filosofia, gravitou em torno da questão inicial e da vontade de conhecer e de aprender: “A vontade de conhecer é definidora da nossa espécie. O Homem modifica o mundo que o rodeia porque o conhece e compreende. A ciência nasce desta vontade de conhecer, que por sua vez gera a vontade de saber também o que é a ciência”, afirmou Olga Pombo, coordenadora do projecto.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close