CulturaDossierLocalOutras

Paula Rego recebe Medalha de Honra da Cidade

resized_paula rego cmlA pintora Paula Rego recebeu esta quinta-feira, dia 26 de Maio, a Medalha Municipal de Honra da cidade de Lisboa.

No Museu Bordalo Pinheiro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa entregou a referida condecoração à pintora, numa cerimónia que se realizou no mesmo dia em que inaugurou uma exposição com obras de Paula Rego e de Rafael Bordalo Pinheiro.

“Gosto muito do Bordalo Pinheiro e temos muito em comum”, afirmou Paula Rego aos presentes depois de receber a distinção. A pintora referiu ainda que o seu avô partilhava desse gosto pelo artista plástico e que costumava “comprar as coisas todas do Bordalo”.

Fernando Medina, por seu turno, destacou a influência da cidade de Lisboa na obra da artista distinguida: “A residir e trabalhar em Londres, creio poder afirmar, sem excessiva presunção, que o seu coração é também animado pela luz de Lisboa, e sim, por tantas dessas histórias ficcionais da leitura popular tradicional portuguesa que inevitavelmente a marcaram e definiram muito do seu imaginário plástico”.

A atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Paula Rego foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Lisboa “pelo seu brilhantismo intelectual ao serviço das Artes e como testemunho do reconhecimento, pela importância da sua obra em Portugal e no estrangeiro”, conforme pode ler-se no texto da proposta.

A homenagem coincidiu com o início da comemoração dos 100 anos do Museu Rafael Bordado Pinheiro. A exposição “Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego” tem entrada livre e pode ser visitada no Museu até ao dia 29 de Setembro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close