LocalOutras

Manual sobre acidentes de trabalho

resized_acidentes trabalhoA Câmara Municipal de Lisboa lançou um “Manual de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais”, um guia de procedimentos, de direitos e deveres.

O lançamento da obra decorreu no âmbito do seminário “Saúde Ocupacional: Que Futuro? – Estratégias e Práticas”, que teve lugar no auditório dos Serviços Sociais da CML.

O “Manual de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais” responde a questões como: “O que é um acidente de trabalho? Onde me devo dirigir? A quem devo comunicar, que impressos preencher?”. Conforme nota o Município em comunicado, são “perguntas simples, mas que interessam a todos, especialmente se pensarmos que são seguidas de outras, mais complexas: O que fazer se o superior hierárquico recusar participar por entender que a ocorrência não foi acidente de trabalho? Se a baixa for superior a 30 dias, devo realizar uma consulta de retoma?”. O documento foi construído com o contributo das estruturas representativas dos trabalhadores e pretende contribuir para a melhoria da intervenção do Município neste domínio.

O encontro contou com a presença do vereador do pelouro dos Recursos Humanos e Finanças, João Paulo Saraiva, bem como das principais forças sindicais, representantes dos trabalhadores da CML,  especialistas e académicos, que fizeram uma análise alargada sobre os temas propostos, fundamentais para a qualidade de vida e das condições de trabalho das pessoas. 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close