Sociedade

Manuel Alegre galardoado com Medalha de Honra

resized_medalha de honra Manuel AlegreO Salão Nobre dos Paços do Concelho contou com casa cheia para assistir à homenagem ao poeta, político e cidadão Manuel Alegre, dirigida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Conforme recorda o Município, “A Medalha Municipal de Honra destina-se a galardoar pessoas de reconhecido mérito que tenham prestado à Cidade de Lisboa serviços de excepcional relevância, outorgando ao agraciado o título de «Cidadão de Honra de Lisboa»”.

A honra coube a Manuel Alegre no dia 2 de Maio de 2016, como reconhecimento do seu “mérito no âmbito nacional internacional” e da “importância, também para a cidade de Lisboa, do seu combate pela democracia e pela liberdade, bem como da totalidade da sua obra literária, em especial da poesia em que Lisboa surge com destaque”

A deliberação da entrega da Medalha Municipal de Honra a Manuel Alegre de Melo Duarte gozou de unanimidade e surgiu na comemoração dos 50 anos de ‘Praça da Canção’ – um dos livros de poemas que publicou ainda no tempo das ditadura, em 1965.

Fernando Medina presidiu à cerimónia, que contou com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, bem como de deputados da Assembleia da República, vereadores da CML e presidentes de juntas de freguesia.

Coube ao escritor e jornalista José Carlos Vasconcelos fazer o elogio do homenageado (que preencheu com testemunhos pessoais e referências à obra literária de Manuel Alegre) e à actriz Maria do Céu Guerra recitar quatro poemas dedicados a Lisboa.

Manuel Alegre agradeceu aos militares de Abril, na pessoa do presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, pela liberdade conquistada, e ao Município, na pessoa de Fernando Medina, pela distinção. O poeta não deixou de reconhecer: “nasci pela primeira vez em África, uma segunda vez em Coimbra e, agora, tenho a sensação de nascer uma terceira vez em Lisboa”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close