DossierLocal

Festival Internacional da Máscara Ibérica

 

resized_festival da máscaraEntre quinta-feira e domingo, de 5 a 8 de Maio, o Rossio enche-se de animação e fanfarra, no XI Festival Internacional da Máscara Ibérica. 

“Coloridos, fanfarrões, rezingões até, fiéis a um processo de folia e exorcização que se fazia em praça pública, os rituais continuam a realizar-se nas praças de aldeias, vilas ou cidades, apresentando-se agora na capital, trazendo a fanfarra ao centro histórico de Lisboa”, descreve a EGEAC.

A organização revela a presença de 28 grupos, 3 bandas e mais de 500 mascarados vindos de Portugal, Espanha e também Itália (Sardenha) neste festival que se quer para todos e que conta com entrada livre.

Esta celebração da “ancestral cultura ibérica” traz concertos, mostra de regiões, animação de rua, tertúlias, danças tradicionais, workshops e um grande desfile com todos os grupos de mascarados à Praça do Rossio e outros locais no centro histórico da cidade, uma organização da EGEAC e da Progestur.

“Caretos, gigantones, foliões de toda a parte, carregam no corpo o orgulho das suas raízes”. Os participantes vêm da Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, Salamanca e Guadalajara, que se apresenta no FIMI pela primeira vez, a  par  dos  Gigantones  e  Cabeçudos  e dos Caretos  de  Salsas,  também  estreantes  neste  desfile. Da Sardenha vêm os representantes italianos. A estes somam-se os portugueses, de várias proveniências. 

Eis os destaques avançados pela organização:

No sábado, dia 7, às 16h30, 28 grupos mostram as suas máscaras, brincadeiras e tradições no XI Desfile da Máscara Ibérica, com percurso desde a Praça do Município ao Rossio, passando pela Rua do Ouro. 

Também no Rossio, o Palco Ibérico receberá concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de ska, reggae e rock. Sexta-feira, o palco abre com a banda de Miranda do Douro, Trasga, às 21h30. No sábado, à mesma hora, é a vez dos Rarefolk (de Sevilha) e no domingo, às 17h, chegam-nos de Aveiro os Fanfarra Káustika.

No dia 7 de maio, pelas 14h30, no Museu da Marioneta, máscaras milenares – que andam à solta no inverno transmontano – saem à rua para quebrar a rotina e comemorar a passagem do inverno à primavera.

A programação completa, bem como informação sobre todos os grupos pode ser vista no site: www.mascara-iberica.egeac.pt.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close