Local

Protecção Civil recria cenário das cheias de 1967 e 1983

resized_prot civilEntre hoje, segunda-feira, e quinta-feira, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa mobiliza os serviços de Protecção Civil municipais num simulacro de cenário de crise.

Esta iniciativa pretende testar quer o plano distrital quer os planos municipais das autarquias envolvidas, no sentido de treinar a comunicação e os procedimentos em cenário de grandes cheias, como as que ocorreram em 1967 e 1983.

A acção conta com o envolvimento de cerca de 230 operacionais dos serviços de Protecção Civil dos 16 municípios do concelho: Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

André Fernandes, comandante operacional distrital de Lisboa, explica que as condições meteorológicas registadas em 1967 e 1983 vão ser recriadas esta semana, com cenários de precipitação e vento forte, colocando-se o desafio de encontrar soluções para os vários problemas.

O exercício compreende quatro fases: na segunda-feira são emitidos os alertas, na terça-feira activados os Planos de Emergência e Protecção Civil, na quarta-feira decorre a confrontação com a situação de cheia e na quinta-feira o rescaldo da situação.

Recorde-se que as cheias de 26 de Novembro de 1967 causaram mais de 700 mortos e desalojaram mais de mil pessoas, sendo que fustigaram principalmente os municípios de Loures, Odivelas e Alenquer. As cheias de 18 de Novembro de 1983 fizeram 10 vítimas mortais e desalojaram 1 800 famílias, sendo os mais afectados os concelhos de Lisboa, Loures e Cascais.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. Boas, gostava de saber se uma das vitimas de 1983 tera sido minha mae.
    Pode me contatar atraves do email ou por telefone 919689819

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close