DestaqueNacional

Novo Governo toma posse

resized_antonio costa toma posseTomou posse o XXI Governo de Portugal, liderado pelo novo primeiro-ministro, António Costa.

Depois da queda do governo mais curto em 40 anos de democracia, tomou posse esta quinta-feira o XXI Governo Constitucional de Portugal, liderado por António Costa.

O Governo formado pelo Partido Socialista chega ao poder apoiado em acordos assinados com o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista e “Os Verdes”. Depois de ver o seu programa de governo chumbado a 10 de Novembro, com os votos de toda a oposição, o XX Governo, liderado por Pedro Passos Coelho, viu-se forçado à demissão. Perante um cenário de acordo político à esquerda, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, indigitou o secretário-geral do Partido Socialista para a formação de Governo.

“Com a entrada em funções deste Governo, termina um momento político certamente complexo e delicado, mas inteiramente normal numa democracia parlamentar. Através de um processo de diálogo político transparente e democrático formou-se uma maioria estável que assegura na perspectiva da legislatura o suporte parlamentar duradouro a um governo coerente.”, afirmou António Costa no seu discurso de tomada de posse. “Este é um governo de garantia, de garantia de respeito pela Constituição da República, dos compromissos internacionais, de garantia de estabilidade”, acresentou pouco mais à frente.

“Que não fique a mínima dúvida: este é um governo confiante. Confiante, antes de mais, no seu projecto mobilizador do país e na solidariedade da maioria parlamentar que lhe manifestou apoio e lhe confere inteira legitimidade”, frisou ainda.

Em virtude da realização de debates na Assembleia da República à mesma hora da cerimónia, 21 deputados do PS estiveram ausentes nesta tomada de posse.

O novo executivo liderado pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa é composto por 17 ministros (além de António Costa) e 41 secretários de estado. Dos 17 ministros, 4 são mulheres. Dos 41 secretários de estado, 16 são mulheres.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close