CulturaLocal

Ciclo Europa Improvável no Teatro Maria Matos

resized_europa maria matosO Teatro Municipal Maria Matos ocupa a sua programação de Outubro com o Ciclo Europa Improvável.

Europa Improvável é um projeto House on Fire com o apoio do Programa Cultura da União Europeia e concretiza-se no Maria Matos através de vários projectos de teatro, uma palestra-performance e um debate no MM Café com Viriato Soromenho-Marques.

Sobre a “Europa Improvável”, escreve Mark Deputter, director artístico do Teatro Municipal Maria Matos: “Se as crises múltiplas de hoje revelam uma fragilidade inesperada é porque os demónios que o projeto europeu procurou exorcizar nunca deixaram de existir. No ciclo Europa Improvável, dois artistas europeus procuram olhá-los de frente, investigando os eventos mais dolorosos da história recente dos seus países. O escritor e encenador galego Pablo Fidalgo Lareo apresenta duas peças sobre a Guerra Civil e a ditadura em Espanha, O Estado Salvaxe. Espanha 1939, de 2013, e a nova criação Haverás de ir à guerra que hoje começou. No projeto 15th Extraordinary Congress, a artista croata Vlatka Horvat junta sete mulheres de várias partes da ex-Jugoslávia para confrontar histórias e pontos de vista sobre a implosão violenta do seu país.

O coletivo Rimini Protokoll procura os mesmos demónios dentro de nós, nas nossas opiniões, na nossa disponibilidade de colaborar e encontrar compromissos. Europa em casa é um espetáculo interativo em que somos interpelados sobre as nossas convicções: o que é a Europa para cada um de nós? O que significa ser-se Europeu? Como encaramos os valores que a Europa diz defender ― a solidariedade, a cooperação, a democracia? Nascido de uma encomenda internacional da rede House on Fire, Europa em casa procura (re)construir a ideia da Europa da base para o topo, passando por centenas de casas de cidadãos de toda a Europa”.

Eis o programa:

TEATRO ★ 2 a 18 outubro (excepto segundas e terças)

RIMINI PROTOKOLL Europa em casa

TEATRO ★ 7 a 10 outubro

PABLO FIDALGO LAREO Haverás de ir à guerra que começa hoje

PALESTRA-PERFORMANCE ★ 10 outubro

VLATKA HORVAT 15th Extraordinary Congress ― Lisbon

TEATRO ★ 11 outubro

PABLO FIDALGO LAREO O Estado Salvaxe. Espanha 1939

DEBATE E PENSAMENTO ★ 14 outubro

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES Europa Improvável

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close