CulturaDossierNacional

Novo “Pátio das Cantigas” nos cinemas

Vasco SantanaEstreia no próximo dia 30 de Julho nos cinemas uma abordagem contemporânea do filme “O Pátio das Cantigas”, realizado por Leonel Vieira, com o patrocínio dos CTT – Correios de Portugal, que irão levar a todo o País um dos símbolos mais famosos do cinema clássico português: o conhecido candeeiro com o qual Vasco Santana conversou. É, então este, o mote para os CTT instalem nas suas lojas de Cascais (Marginal), Picoas, Cinco de Outubro, Amoreiras, Faro, Évora (Rossio), Fernão de Magalhães (Coimbra), Maia, Boavista e Espinho, réplicas do famoso candeeiro junto do qual é possível ouvirmos as falas originais de Vasco Santana, na versão de 1942 e na versão actual.

O “Pátio das Cantigas” original foi realizado por Francisco Ribeiro e tem lugar num típico bairro lisboeta por ocasião das festas dos Santos Populares. Considerado por muitos como uma das obras-primas do cinema português, este filme teve um sucesso sem limites, sucesso esse que se prolongou até aos dias de hoje. “No pátio do Evaristo, morava a Sr.ª Rosa que tinha dois pretendentes: Narciso, que bebia para afogar as suas mágoas e Evaristo, droguista, pessoa de génio agreste, pai da menina Celeste, aspirante a pianista; patrão do João Magrinho, caixeiro da drogaria, e de Alfredo, que morria de amores por uma vizinha. A mesma que namorava o irmão, o Carlos Bonito, a Amália que era uma artista bonita mas leviana, bem diferente da irmã, a recatada Susana.”

Quem conhece esta história não vai querer perder o novo “Pátio das Cantigas” adaptado aos tempos de hoje, com um novo elenco que conta agora com César Mourão, Miguel Guilherme, Dânia Neto, Manuel Marques, Cristóvão Campos, Sara Matos, Rui Unas, José Pedro Vasconcelos, Oceana Basílio, Anabela Moreira, Bruna Quintas e Aldo Lima.

Pode adquirir os bilhetes nos CTT.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close