DestaqueDossierLocal

Já abriu a nova Biblioteca da Penha de França!


resized_Biblioteca Penha de França (71)
A nova Biblioteca Municipal da Penha de França já abriu as portas! Apresenta agora umas instalações mais amplas, centrais e acessíveis, para melhor servir a população da zona.

A inauguração das novas instalações da Biblioteca contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que descerrou a placa que assinala a inauguração do novo equipamento, na Rua Francisco Pedro Curado.

resized_Biblioteca Penha de França (13)A acompanhá-lo estiveram a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, o vereador Carlos Moura e a representante da 7.ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lisboa (Cultura, Educação, Juventude e Desporto), Simonetta Luz Afonso.

A presidente da Junta de Freguesia da Penha de França, Elisa Madureira, recordou as vantagens da deslocalização da Biblioteca, focando-se nas instalações mais amplas e mais centrais do que as da Travessa do Calado / Calçada do Poço dos Mouros. Fez igualmente referência à melhor acessibilidade do novo equipamento, nomeadamente para portadores de deficiência. Não deixou de referir, perante uma plateia composta quer por crianças e jovens, quer por seniores, utentes do centro de dia, que a nova biblioteca se situa numa zona onde predominam crianças e jovens em idade escolar e pessoas mais idosas. “É um dia histórico”, rematou.

Antes de terminar a sua intervenção, Maria Elisa Madureira anunciou a criação de um espaço na sede da sua autarquia em que se poderão depositar e levantar livros previamente requisitados junto dos serviços da Biblioteca.

resized_Biblioteca-Penha-de-França-73O presidente da CML, por seu turno, destacou a forma apaixonada e empenhada com que os munícipes e os deputados eleitos debateram as questões relacionadas com a Biblioteca da Penha de França desde o princípio. Segundo Fernando Medina, o processo de transferência e renovação da biblioteca saiu reforçado graças ao intenso escrutínio a que foi submetido, tendo suscitado muita participação.

Depois de referir que “as bibliotecas são um dos serviços mais importantes da sociedade”, na medida em que permitem “interpretar, ligar e relacionar a informação, dar-lhe valor e utilidade”, o edil classificou o novo equipamento como “um exemplo feliz do processo de modernização da rede pública de bibliotecas” e definiu a sua missão: “servir todos, dos mais novos aos mais velhos”.

O dia não terminou sem um momento cultural. Já depois de os autarcas e vereadores deixarem as suas mensagens inscritas no mobiliário da sala multimédia, dois jovens acordeonistas do Instituto de Música Vitorino Matono surpreenderam os presentes com uma actuação de alto calibre.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close