Sociedade

Arte urbana invade os Olivais

resized_JFO 25 Abril - murais grafitti (1)A Rua Capitão Santiago de Carvalho (bem pertinho da sede da Junta de Freguesia dos Olivais) exibe agora um muro cheio de cor, com três painéis pintados com graffiti.

A intervenção resulta de um concurso promovido pela autarquia local, intitulado “Olivais Urban’Art 2015”, em que foram submetidos projectos para embelezar o espaço público naquele muro, sob o tema “Liberdade”.

E assim, no dia da Liberdade, em pleno 25 de Abril, foram concluídos os trabalhos pelos artistas vencedores do concurso, que contou com um total de 17 participantes.

Começando pela esquerda, temos a obra do terceiro classificado: uma torre de animais encavalitados uns em cima dos outros procura chegar ao topo do local onde se encontram porventura encurralados, mas um lobo espera-os de boca aberta. Com o título “O triunfo dos porcos” (sendo que os porcos estão a observar a cena), o mural inspira-se no romance de sátira política de George Orwell publicado em 1945. Conta com a assinatura do artista Jozhe (José Fonseca), que desta forma abordou o tema da liberdade expressando o seu contrário e evocando a ditadura. É o terceiro mural que este licenciado em ilustração realiza, sendo os dois anteriores em casa de amigos.

Ao meio, um pai conta uma história à sua filha, incentivando-a a imaginar e a sonhar, projectando em sombra chinesa um pássaro cheio de vida e cor. Giulia Corascelo e Francesco Fadani, com 25 e 23 anos, de nacionalidade italiana, explicam ao EXPRESSO do Oriente que tomaram conhecimento do concurso através do facebook. Este é o primeiro trabalho com esta dimensão que desenvolvem. Falam na liberdade de imaginar, algo que nada nem ninguém pode roubar ao homem.

À direita, podemos observar o projecto vencedor do Olivais Urban’Art 2015: uma pomba quebra uma vidraça e voa em liberdade. Presa nas suas patas está uma chave dourada. João Maurício, 26 anos, autor deste trabalho, elogia a iniciativa da Junta de Freguesia dos Olivais e defende que devia haver mais projectos semelhantes e não só nesta data: “não podemos levantar o cravo só às horas certas”.

Uma iniciativa a repetir

resized_JFO 25 Abril - murais grafitti (6)A presidente Rute Lima congratula-se pelo sucesso da iniciativa, recordando os seus dois principais objectivos: “queríamos, por um lado, transmitir às pessoas que a arte urbana e o graffiti são uma forma de fazer cultura, uma forma de interacção dos artistas com a sociedade, e por outro lado, proporcionar espaços para os artistas poderem dar corpo à sua veia artística”. Esta dupla abordagem alia-se à intenção de “recuperar alguns muros da Freguesia e dar-lhes cor”.

“Sabemos que ainda existe algum preconceito, e até com razão, porque todos vemos por aí desenhos a sujar as paredes, mas queremos inverter esta tendência e passar uma mensagem de conservação do espaço público”, completa Rute Lima.

Para o futuro, prevê-se a realização de mais iniciativas semelhantes, através de concursos com prémios atractivos dirigidos particularmente aos jovens. Os locais a privilegiar serão as escolas e locais degradados ou sujos no espaço público, que serão previamente submetidos a acções de limpeza.

A vogal da Cultura da JFO, Ana Crista, afirma ao nosso Jornal: “gostei muito, foi uma acção muito positiva”. Recorda a importância da parceria com os Missionários da Consolata, que cederam o muro para a intervenção artística e afiança que ainda vai surgir mais um graffiti no muro da Rua Capitão Santiago de Carvalho: o de Tiago Gomes, que mereceu uma menção honrosa no Urban’Art 2015. Esperamos para ver!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close