DestaqueDossier

António Costa oficializa a renúncia ao mandato na Câmara

resized_António Costa Paços ConcelhoO presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, oficializou a sua renúncia ao cargo no município, discursando no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A declaração aos munícipes surge no seguimento do anúncio proferido por si na Assembleia Municipal de Lisboa no dia anterior, em que afirmou ser a última reunião da Assembleia na qual marcava presença e se despediu dos deputados municipais.

Na sessão marcaram presença os vereadores da CML, bem como os presidentes das juntas de freguesia da cidade, a presidente da Assembleia de Freguesia, Helena Roseta, e diversas personalidades da vida do município.

A todos António Costa agradeceu pelo empenho, dedicação, espírito de equipa e colaboração. Em primeiro lugar, nos seus agradecimentos, o edil cessante contemplou os lisboetas, pela “confiança com que me honraram em três eleições sucessivas autárquicas”. Mas também às universidades, empresas, colectividades, organizações sociais e culturais.

Destaques da declaração

“Sobretudo nestes sete anos, Lisboa recuperou a auto-estima, orgulhosa da sua identidade bairrista e universalista, que oferece o seu fado à Humanidade e acolhe os sons e os sabores de todas as culturas qua aqui se cruzam”, sublinhou António Costa no seu discurso. Destacou em seguida a forma como os seus executivos “venceram a crise municipal e enfrentaram a crise nacional”, devolvendo “estabilidade ao município com uma maioria plural que se soube abrir ao diálogo democrático com as oposições”. Entre as maiores conquistas deste pluralismo, nomeou a revisão do Plano Director Municipal e a nova divisão administrativa da cidade.

“Hoje, a casa está casa está arrumada, a câmara a funcionar, com um quadro financeiro sustentado numa gestão de rigor e numa ambição realista. É tempo de encerrar o ciclo e de abrir um novo, no município e no país. Sei que deixo o município em boas mãos, numa transição preparada e planeada que concretizamos hoje quando estamos a seis meses das eleições legislativas”, referiu.

Desejou depois as “maiores felicidades” a todos os autarcas e deputados da cidade, especialmente ao seu sucessor, Fernando Medina. “Por mim, sinto em consciência ser meu dever concentrar-me agora, como o fiz há oito anos, com o mesmo espírito de serviço, a mesma energia e a mesma determinação, a servir Portugal e os portugueses”.

Pode assistir ao discurso na íntegra, clicando no seguinte link.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close