LocalSociedade

Nova unidade para os sem-abrigo

resized_resized_António Costa e Santana LopesJá foi inaugurado o novo espaço de atendimento aos sem-abrigo, que vem permitir o trabalho em rede, evitar redundâncias e servir a população lisboeta mais vulnerável de todas.

A nova Unidade de Acolhimento da Pessoa Sem-Abrigo está localizada no Cais do Sodré, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, é gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e alberga 16 instituições de solidariedade que trabalham com pessoas em situação de emergência social.

Este centro permite agregar todos os serviços disponíveis na cidade para apoio das pessoas que vivem na rua, resultando numa resposta centralizada e mais eficaz.

O Presidente da CML, António Costa, destacou no novo equipamento a boa organização do apoio prestado e a rentabilização dos recursos dos intervenientes. Num discurso em que a palavra “dignidade” foi a mais marcante, António Costa defendeu a criação de espaços onde os sem-abrigo possam receber refeições, sem que esta distribuição tenha de ser feita “nos degraus de um prédio, num passeio da rua ou num banco de jardim”.

O provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, anunciou que a instituição vai proceder a um novo levantamento do número de pessoas sem-abrigo na cidade de Lisboa, que de acordo com os dados mais recentes ultrapassa os 800 indivíduos.

A Unidade de Acolhimento funciona entre as 9h e as 18h30 dos dias úteis. Tem uma sala de espera, seis gabinetes de atendimento, balneários e casas-de-banho e ainda uma divisão para crianças. Dispõe ainda de gabinetes administrativos e de um depósito para roupa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close