Sociedade

VI Gala do Beato

_Gala do Beato - actuação classe de violinos do Ateneu (5)Prémios Cidadania 2014 para Dr. João Carmona e Bombeiros do Beato

O Convento do Beato foi uma vez mais o palco da Gala do Beato, que este ano registou a sua sexta edição, no dia 5 de Outubro.
Este é um evento promovido pela Junta de Freguesia do Beato que visa divulgar e homenagear o que de melhor se faz na Freguesia, promovendo a cidadania activa e a solidariedade.
As actuações da noite formaram um cartaz de grande qualidade. A Escola de Ballet Pezinho de Dança e a Escolinha de Violinos do Ateneu da Madre de Deus trouxeram uma presença infantil e juvenil à Gala. A Escola de Flamenco Marta Casqueira e a cantora lírica Ana Ventura elevaram ainda mais o nível do espectáculo, bem como o guitarrista Silvestre Fonseca, que evocou a memória e o génio artístico de Zeca Afonso na noite em que se assinalava o aniversário da implantação da República. E para encerrar, o músico Jon Luz emprestou um sentimento cabo-verdiano à noite e contagiou o público a cantar “Sodade” (ou Saudade), música imortalizada pela voz de Cesária Évora.
Prémios Cidadania 2014
_Gala do Beato - actuação classe de violinos do Ateneu (4)_Gala do Beato - actuação classe de violinos do Ateneu (12)As entidades distinguidas com os Prémios Cidadania 2014 foram o Dr. João Carmona, na vertente personalidade, e os Bombeiros Voluntários do Beato, na vertente instituição. Ao primeiro, o Presidente da JF Beato, Hugo Xambre Pereira, chamou um “médico à Hipócrates”, o grego considerado «pai da medicina», elogiando depois as qualidades profissionais e humanas que distinguem este médico de família. Sobre os Bombeiros Voluntários do Beato, o autarca recordou que são “a corporação que mais serviços presta em toda a cidade de Lisboa”. Não deixou de recordar a situação precária em que estes bombeiros trabalham todos os dias, renovando os apelos à extensa representação camarária na primeira fila da plateia de apoio para um novo quartel e centro de treinos.
Os professores das escolas da Freguesia do Beato também foram alvo de um tributo especial, no dia em que se celebrava o ideal republicano da educação universal.
O vereador da CML Carlos Manuel Castro confessou-se rendido à VI Gala do Beato, elogiando o empenho do Presidente da autarquia local na requalificação urbana da Freguesia, no trabalho em prol dos Bombeiros Voluntários e das obras sociais.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close