Destaque

Subestação eléctrica preocupa moradores da Penha de França

 

Os moradores da Penha de França estão preocupados com os possíveis impactos na saúde que a futura subestação eléctrica no Alto de São João pode vir a causar.

Durante a apresentação pública do estudo ambiental e do projecto da subestação do Alto de São João, que se realizou esta terça-feira, os responsáveis pela implementação da infraestrutura esclareceram, porém, que a mesma apresenta “elevados níveis de segurança”. Durante a apresentação do projecto, os responsáveis responderam às questões dos moradores locais e asseguraram não haver riscos para a saúde.

Esta será uma infraestrutura conjunta da REN e da EDP que já possuem 414 e 80 subestações, respectivamente, em todo o país.

Segundo o técnico dlxi-1536-01a REN, o projeto da subestação do Alto de São João “não é nenhum tipo de experiencialismo” e é uma “tecnologia madurada, utilizada há mais de 20 anos nos principais centros urbanos do mundo”.

No entanto, para os moradores, a infraestrutura acabará por afastar as pessoas e desvalorizar o território e o preço das habitações.

O vereador do urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, que marcou presença na apresentação, reforçou que “o objectivo não é fazer-se infraestruturas contra as populações, antes pelo contrário”.

A subestação em estudo na freguesia da Penha de França visa a alimentação da rede de 60 quilovolts (kV), a partir da rede de 220 kV.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close