Início » Reportagem » 11.º Aniversário da Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, associou-se à comemoração do 11.º aniversário da AMBA, que decorreu no dia 25 de Março, na Escola Dom Dinis.

O dia foi de festa e a população acorreu em grande número: o auditório da Secundária Dom Dinis, com capacidade para mais de 200 pessoas, estava a rebentar pelas costuras!

Diversas manifestações culturais foram animando a tarde, desde o Coro Venite A Laudare aos alunos de tai-chi, de inglês e de ginástica sénior da própria Associação de Moradores.

O teatro não deixou de estar presente, através do Projecto Transhumâncias, com o apoio do Teatro Contra-Senso. Por fim, o Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior dos Olivais levou ao auditório a música muito própria deste pequeno instrumento musical e a Liga dos Amigos da Mina de São Domingos brindou a plateia com cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade!

Seguiu-se uma cerimónia solene, em que os associados com 5 e 10 anos de dedicação foram presenteados com uma lembrança. Também foi neste momento que a AMBA ofereceu ao pároco Frei Fabrizio uma toalha de altar bordada pelas associadas.

Um dos momentos altos foi a entrega do Prémio Amendoeiras 2017 – Vizinho do Ano ao ex-atleta e treinador Fernando Paulo, do Grupo Desportivo de Chelas. Coube a Fernando Medina fazer a entrega do galardão.

Os representantes das diversas entidades, associações e clubes convidadas dirigiram palavras de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela AMBA ao longo dos anos, incluindo os membros da mesa: José António de Sousa, director do Agrupamento de Escolas, Sérgio Cintra, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Belarmino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Marvila e o presidente da Câmara.

Depois de Belarmino Silva ter elogiado todos os associados e a direcção da AMBA, na pessoa do seu presidente Manuel Saraiva, deixou escapar: “como seria bom se todas as associações da cidade tivessem a alma que a AMBA tem!”.

Por seu turno, Fernando Medina agradeceu o “espírito de voluntariado e dedicação” e o “exemplo de cidadania” de todos os associados da AMBA. O edil destacou a importância de “não nos tratarmos como estranhos, mas como seres humanos que precisam da solidariedade do vizinho e que se apoiam mutuamente quando há necessidade”.

Deixando palavras de estímulo para a continuação do bom trabalho desenvolvido até aqui, Medina recordou que é em Marvila a primeira linha de bairro a ser criada na Carris após a passagem para a alçada do Município, congratulou-se pelo novo centro de saúde que vai servir em breve a freguesia e garantiu que continua a efectuar diligências no sentido de tornar o novo hospital da zona oriental de Lisboa uma realidade.

Terminadas as obrigações protocolares, com as palavras de Manuel Saraiva, presidente da direcção da AMBA, chegaram as maiores ovações da tarde, perante as fadistas Sara Correia e Joana Melo. Antes da despedida, o grupo de Capoeira Beija-Flor exibiu o seu talento, acompanhado pela música em ritmo brasileiro.

Parabéns à AMBA pelo aniversário e pelo excelente espectáculo!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!